sexta-feira, 18 de maio de 2012

Comandante da PM do Amazonas diz que Marcha da Maconha é criminosa

Fonte: D24AM

O comando da Polícia Militar se recusou a fazer segurança da Marcha da Maconha, que acontecerá neste sábado em Manaus, após pedido da organização do evento.

Manaus – A Marcha da Maconha, programada para acontecer neste sábado (19), no Parque dos Bilhares em Manaus, pode não contar com o acompanhamento da Polícia Militar do Amazonas. Segundo o organizador do evento, Luan Dante, ao pedir apoio dos policiais para garantir a segurança dos manifestantes, o Comandante Geral da Polícia Militar, Almir David, se recusou a atender ao pedido e o mandou embora do comando. "Ele me levou para uma sala e me chamou a atenção na frente dos outros subordinados e pediu para que eu não colocasse mais os pés lá", declarou.

Em entrevista ao Portal D24AM, o comandante confirmou a discussão e disse que não compactua com o ato e que "a polícia militar é contra (a manifestação) por ser um movimento criminoso”. Questionado sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que liberou a realização de passeatas que defendem a descriminalização das drogas, o comandante afirmou que vai aguardar uma resposta do setor jurídico da PM, que vai avaliar a situação, para que seja feita a segurança no local. "Caso não seja autorizado a ida dos policiais, estaremos nos pontos de trabalho aguardando a ligação caso ocorra alguma ocorrência", disse.

A ordem para liberação da passeata tem como apoio a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que considera que esse tipo de manifestação não é apologia ao crime.

Por medida de segurança o organizador do evento pediu apoio do setor jurídico do evento e pretende oficializar as ofensas com um boletim de ocorrência. "Com esse abuso de poder em me destratar com um pedido simples de segurança eu perdi totalmente a fé de que a polícia seria amiga do cidadão, mas espero contar com o apoio mesmo após ter passado por isso", afirmou.

O evento será realizado no próximo sábado (19) no Parque dos Bilhares com a presença de artistas locais, ativistas do movimento Marcha da Maconha e de outros estados e organizações civis. O movimento acredita que a regulamentação das drogas é um fator importante para a transformação do mundo e de uma sociedade digna e fraterna e defende a liberdade de expressão.

3 comentários:

  1. que incrível são as coisas, enquanto no Brasil ainda estamos proibindo a liberdade de expressão, aqui na Argentina mais de 40 mil vão as ruas manifestar contra o proibicionismo e NENHUM caso de detenções foi registrado em todo o país...

    ResponderExcluir
  2. Pois é Thiago, infelizmente aqui ainda estamos 20 passos atrás...

    Mas o que me deixou intrigado foi o tom de ameaça do comandante: "Caso não seja autorizado a ida dos policiais, estaremos nos pontos de trabalho aguardando a ligação caso ocorra alguma ocorrência".

    ResponderExcluir
  3. É o que eu sempre falo, lei no Brasil parece que serve só de enfeite!!! Simplesmente o cidadão policial ai, botou a opinião pessoal dele, na frente do trabalho dele!!! ABSURDO!!!

    ResponderExcluir