segunda-feira, 14 de maio de 2012

Maconha reduz espasmos da esclerose múltipla, diz estudo

Fonte: Estadão

Embora geralmente bem tolerada, a maconha fumada teve efeitos cognitivos, diz autora

Um estudo publicado nesta segunda-feira, 14, na revista da Associação Médica do Canadá ("CMAJ") disse que o uso de cannabis alivia a espasticidade e a dor nas pessoas que sofrem de esclerose múltipla, mas alertou que existem "efeitos cognitivos adversos".

O estudo, realizado por pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade da Califórnia em San Diego, analisou 30 pacientes com uma idade média de 50 anos dos quais mais da metade necessitavam de ajuda para caminhar e 20% utilizavam cadeiras de rodas.

A doutora Jody Corey-Bloom, do Departamento de Neurociência da Universidade de San Diego, assinalou no estudo que "observamos um efeito benéfico da cannabis fumada na espasticidade resistente ao tratamento e na dor associada com a esclerose múltipla entre nossos participantes".

"Embora geralmente bem tolerada por nosso pacientes, a maconha fumada esteve acompanhada por agudos efeitos cognitivos", acrescentou a médica.
Os pesquisadores indicaram que são necessários mais estudos de longo prazo para confirmar as descobertas "e determinar se doses menores podem ter efeitos benéficos com um impacto cognitivo menor".

Porém, o estudo também apontou que em outras pesquisas centradas nos efeitos da cannabis administrada oralmente na espasticidade relacionada com a esclerose múltipla, "qualquer redução da espasticidade foi geralmente observada em classificações subjetivas".

No entanto, neste estudo, os pesquisadores disseram que utilizaram um método "objetivo".

Os médicos usaram uma escala Ashworth modificada, ferramenta que serve para avaliar a intensidade do tônus muscular, para determinar a espasticidade dos músculos.

Os resultados indicam que o grupo de pacientes que fumou maconha experimentou uma redução na escala Ashworth de quase um terço (2,74 pontos) em comparação com o grupo que utilizou um placebo.

Além disso, as pontuações de dor foram reduzidas em torno de 50%.

2 comentários:

  1. Puxa muito legal mesmo, cada dia a medicina está avançando mais e mais, mas de nada aidnta esses informativos se nenhum proibicionista ou flaso moralista não for ler. Ou se eles simplesmente ignorarem isso!!! Pq tipo, hj em dia já é fato que a maocnha é menos danoso que o alcool, mas incrivelmebnte, até os evangelicos insistem em criminalizar a maconha e nada falam sobre o alcool, pq eu simplesmente não vejo ninguem falar que é contra e que tem que proibir... =/

    ResponderExcluir
  2. Sabem me enformar sobre algum artigo ou estudo que fale sobre o uso da maconha em pcte neurológicos (TCE ou AVE) que apresentam espasticidade? Se á redução, ou alívio dos espasmos? Meu email é fajordon@hotmail.com qualquer coisa me enviem por favor.!! Agradeçido

    ResponderExcluir