quarta-feira, 27 de junho de 2012

Chicago descriminaliza pequenas quantidades de maconha

Fonte: Reuters

CHICAGO, 27 Jun (Reuters) - A Câmara dos Vereadores de Chicago aprovou na quarta-feira, por 43 votos a 3, a descriminalização da posse de pequenas quantidades de maconha, seguindo a tendência de outras cidades norte-americanas.

O prefeito Rahm Emanuel apoiou a medida, pela qual policiais devem impor uma advertência por escrito e uma multa, de entre 250 dólares e 500 dólares, para quem portar até 15 gramas da droga, em vez de prender o infrator.

Partidários da medida dizem que ela vai contribuir com a arrecadação municipal e liberará recursos financeiros e policiais para o combate a crimes mais sérios.

Mais de 12 Estados e várias grandes cidades dos EUA já tomaram medidas semelhantes. Chicago, base eleitoral do presidente Barack Obama e terceira maior cidade do país, teve neste ano um aumento de 37 por cento nos seus casos de homicídio.

O vereador Roberto Maldonado, que era contra a liberação, disse que será interpretada por muitos como "uma licença para fumar maconha em público".

A polícia local realizou no ano passado 18.298 detenções de pessoas que portavam até dez gramas de maconha, segundo a prefeitura. Cada caso desses mobiliza em média quatro agentes - dois para a prisão, dois para o transporte do infrator.

Nenhum comentário:

Postar um comentário