sexta-feira, 22 de junho de 2012

ONG critica monopólio estatal da maconha proposto no Uruguai

Fonte: Terra

O projeto do Uruguai de legalizar a maconha está no caminho certo, mas falha em sua concepção ao propor um monopólio estatal da planta, disse nesta quinta-feira o diretor da maior organização nos Estados Unidos a favor da descriminalização.

"É muito incomum que um governo esteja envolvido no monopólio da produção de qualquer matéria-prima, em qualquer produto agrícola", disse àAFP Ethan Nadelmann, líder da Drug Policy Alliance (DPA, aliança para uma política em matéria de drogas). "Frequentemente isso leva a uma ausência de controle de qualidade ou diversidade", explicou, insistindo, contudo, no apoio de sua organização, que defende há 20 anos a descriminalização da maconha nos Estados Unidos, à "audaciosa" proposta uruguaia.

Atualmente, o consumo e a posse para uso pessoal de maconha não são crimes no Uruguai, apenas a comercialização. O projeto de legalização, anunciado na quarta-feira pelo presidente José Mujica e que ainda deve ser estudado pelo Parlamento, implica que a droga seja produzida e vendida sob controle estatal. Nadelmann recomendou ao Uruguai "observar os modelos existentes como os cafés da Holanda, os clubes sociais da Espanha e os dispensários de maconha medicinal nos Estados Unidos", onde a produção e distribuição são de gestão privada.

A legalização "definitivamente ajudará" a combater o narcotráfico, "porque oferecerá uma fonte alternativa" se o governo puder oferecer um bom produto a um preço razoável, afirmou Nadelmann que promove o uso responsável da droga e sua abordagem como um problema de saúde pública.

Um comentário:

  1. Eu concordo plenamente com o Nadelmann no quesito que preza por controle excessivo e falta de diversidade/qualidade quando uma materia-prima/produto é monopolizado.

    Não só como também acredito que a posição tomada pelo Pepe foi um passo importante para o desenvolvimento de novas politicas socio-economicas relacionadas direta e indiretamente ao consumo de cannabis.

    Agora eu quero frizar que o único paragrafo do artigo original no press release feito pelo Nadelmann que faz alguma forma de critica é colocado de forma a ser uma critica construtiva e não direcionada ao interesse maior em questão.

    "A government monopoly is rarely the best form of regulation. Uruguay should closely study existing models such as the cannabis coffee shops in the Netherlands, social clubs in Spain, and the medical marijuana dispensaries in the United States."

    Ao pé da letra, a única critica vinda da ONG representada pelo grande Nadelmann é que o SISTEMA ESCOLHIDO (LEIA-SE MONOPOLIO DO GOVERNO)É RARAMENTE UMA DAS MELHORES FORMAS DE REGULAMENTAÇÃO.

    Eu acredito que a opnião real da Drug Policy Alliance está sendo um pouco deturpada ao se dar um titulo deste para o artigo.

    PONTO NEGATIVO PRO TERRA NOTICIAS.

    Press Release: http://www.drugpolicy.org/news/2012/06/president-uruguay-calls-legal-regulation-marijuana
    Artigo do Terra: http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5851807-EI294,00-ONG+americana+critica+monopolio+estatal+da+maconha+proposto+no+Uruguai.html

    # The H. Planta Foundation
    Cesar M. Cruz - Founder & C.E.O


    mail@cesarcruz.net, planta@telecurso420.org & CEO@homemplanta.com

    IM: MSN@homemplanta.com

    ResponderExcluir