domingo, 28 de outubro de 2012

Substância da maconha é usada para tratamento de fobias sociais

Fonte: Jornal Nacional

Exames feitos com ressonância magnética revelaram mudanças nas regiões do cérebro de quem recebeu o composto. Elemento ainda será testado em novos pacientes por mais tempo.

Uma substância extraída da planta da maconha foi usada para o tratamento de fobias sociais, como o medo de falar em público, por exemplo. É um estudo de cientistas americanos e brasileiros.

É um teste simples, simples para quem não sofre de um transtorno que atinge 10% da população mundial: o medo de falar em público. Diante de uma câmera, a pessoa tem que falar de improviso sobre um tema proposto na hora.

Foi desenvolvida uma simulação dos testes feitos na pesquisa. 36 voluntários foram divididos em grupos, 12 não tinham medo de falar em público. Dos outros 24 que apresentaram o o transtorno, a metade recebeu apenas placebo, que não causa nenhum efeito no organismo. Os demais, um composto extraído da planta da maconha.

A cannabis sativa é uma planta com mais de 400 substâncias e com uma, o THC, capaz de provocar dependência. Mas no laboratório, os pesquisadores conseguiram isolar um componente que se mostrou eficaz contra fobia social e depressão.

O canabidiol foi usado pelo terceiro grupo. Os resultados foram promissores.

"Os grupos que receberam canabidiol apresentaram menor nível de ansiedade, comparado com os grupos que receberam o placebo, e isso foi quase igual aos voluntários saudáveis, que não apresentam essa fobia social", comentou o pesquisador da USP Mateus Bergamaschi.

Exames feitos com ressonância magnética revelaram mudanças nas regiões do cérebro de quem recebeu o composto. Mas o professor de medicina da USP José Alexandre Crippa faz uma advertência em relação à maconha:

"O canabidiol não tem os efeitos completos de fumar a maconha, que pode fazer muito mal, inclusive piorar a ansiedade em pessoas com fobia social ou transtorno do pânico".

A substância ainda será testada em novos pacientes por mais tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário