quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Amsterdã não vai proibir o acesso de turistas à maconha

Fonte: R7

O prefeito disse que a polícia fará "vista grossa" aos turistas que quiserem usar a droga

O prefeito de Amsterdã disse que a polícia fará "vista grossa" para os turistas que quiserem comprar maconha nos coffee shops a partir de janeiro do ano que vem, quando entra em vigor uma lei nacional que limita o acesso da droga aos moradores do país.

Os comentários do prefeito colocaram um fim nas dúvidas sobre a proibição de turistas fumarem maconha nos coffee shops da cidade. "Foi decidido que as autoridades de Amsterdã darão prioridade para os interesses de seus cidadãos", disse o prefeito Eberhard van der Laan, que teme que a nova lei diminua o número de turistas na cidade.

Em novembro, o governo holandês decidiu modificar a impopular medida restritiva, colocando a cargo das cidades holandesas a decisão sobre se proíbem ou não o acesso de turistas a seus famosos coffee shops.

"É em nível local que se tem a melhor visão para determinar as medidas eficazes", disse o ministro da Justiça da Holanda, Ivo Opstelten, em carta dirigida ao Parlamento.

A proibição foi introduzida pela coligação Liberal-Cristã Democrata que alega que os coffee shops atraem o crime e visitantes indesejados. Mas a nova lei não foi bem recebida em Amsterdã, cujos mais de 200 coffee shops são uma importante fonte de renda.

Amsterdã recebe de seis a sete milhões de turistas por ano e estima-se que um em cada três visitantes vão aos coffee shops. "Nós acreditamos que se aplicarmos a lei aos moradores, eles irão comprar maconha nas ruas".

No entanto, em algumas cidades do sul do país, como Maastricht, a proibição será mantida. As autoridades locais reclamam dos males vinculados ao turismo da droga nas áreas próximas à fronteira com a Bélgica e a Alemanha.

A nova lei, que impõe restrições ao uso da maconha e entrará em vigor a partir de primeiro de janeiro, diz que os coffee shops devem manter uma distância mínima de 250 metros das escolas. Também está proibido o uso da droga em público.

Um comentário: