sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Mujica diz que efeitos do tráfico são piores do que as drogas

Fonte: Terra

O presidente do Uruguai, José Mujica, disse nesta quinta-feira que o narcotráfico é o "verdadeiro veneno" das sociedades na atualidade e que seus efeitos são muito piores do que os das drogas. O Parlamento uruguaio analisa uma iniciativa para legalizar o consumo e venda de maconha no país. Mujica disse que o tráfico de drogas é "espantoso" e lamentou que as políticas de repressão contra a prática tenham fracassado.

Em seu programa de rádio "Habla el presidente", o líder argumentou que a maior parte da cocaína é produzida na América Latina, mas os grandes consumidores estão nos países ricos. Mujica disse que estes grandes mercados não conseguem diminuir o consumo, por isso o tráfico de drogas "se transforma em um fato econômico de dimensões colossais".

O presidente do Uruguai manifestou que a repressão "é impotente diante da fenomenal taxa de lucro" do narcotráfico, por isso insistiu na ideia de que a solução é se apropriar desse mercado. "Não há medidas mágicas, temos que começar por reconhecer que estamos diante de um inimigo muito superior", disse.

Há um mês, Mujica afirmou que seu projeto de legalizar a compra e venda de maconha no país tem por objetivo combater o narcotráfico, definido por ele como "o pior flagelo da América Latina". Em dezembro, o presidente anunciou que iria atrasar a iniciativa de legalização da maconha e pediu para que seus colaboradores "eduquem as pessoas" para que a medida ganhe apoio popular.

Inicialmente, os deputados governistas tinham a intenção de aprovar o projeto antes do final do ano passado e enviar a medida para o Senado, para que se transformasse em lei no primeiro semestre de 2013. Pouco antes de Mujica revelar que pediu para os legisladores governistas "frearem" o trâmite parlamentar para aprovação da lei, uma pesquisa revelou que 64% dos uruguaios é contra o projeto.

Um comentário: